Ao derrotar Sean Strickland na luta principal do UFC 312, no último sábado (8/2), e defender com sucesso o cinturão dos médios (84 kg) pela segunda vez, Dricus du Plessis consolidou seu domínio na divisão. A prova disso veio na mais recente atualização dos rankings do UFC, onde o sul-africano subiu para a 6ª posição na lista peso-por-peso.
Antes, ‘DDP’ ocupava o 7º lugar na classificação geral dos melhores lutadores do Ultimate, independentemente da categoria. Com essa ascensão, ele superou Belal Muhammad, campeão dos meio-médios (77 kg), e se aproximou do seleto grupo dos cinco primeiros do ranking.
Charles Do Bronx também subiu no ranking
Outro beneficiado pela luta principal do UFC 312, mesmo sem entrar no octógono, foi Charles Do Bronx. Com a derrota de Sean Strickland para Dricus du Plessis, o brasileiro ultrapassou o americano na lista peso-por-peso e agora ocupa a 14ª posição no top 15 do UFC.
No ranking dos médios, Nassourdine Imavov também aproveitou a queda de Strickland. Em ótima fase, o russo naturalizado francês, que acumula quatro vitórias seguidas – a mais recente sobre Israel Adesanya em 1º de fevereiro –, agora lidera o ranking da divisão até 84 kg, empurrando Strickland para a segunda colocação.
Assim como Sean Strickland, Tatiana Suarez também caiu no ranking após sua derrota no UFC 312. Superada pela campeã peso-palha (52 kg) Zhang Weili no co-main event do evento, a americana perdeu uma posição no ranking da categoria – agora liderado por Yan Xiaonan – e caiu para o 11º lugar na lista peso-por-peso.