Javier Mendez acredita que Islam Makhachev está se aproximando do fim de sua carreira. No mês que vem, o astro tem a chance de fazer história ao defender seu cinturão contra Arman Tsarukyan no UFC 311.
Se vencer, ele se tornará o primeiro campeão peso leve da história do UFC a conquistar quatro defesas de título bem-sucedidas. E, uma vez alcançado esse feito, há pouco mais a fazer no esporte, o que, segundo seu treinador, indica que Makhachev não tem muito tempo restante no octógono.
“Ele provavelmente fará o que o Khabib [Nurmagomedov] fez e se aposentará aos 35 anos”, disse Mendez à Submission Radio. “Bem, o Khabib fez isso muito antes, mas acho que 35 é a idade limite para esses caras. Eles têm isso na cabeça, que 35 é o ponto de corte. Alguns podem ultrapassar, mas acho que Islam já está bem financeiramente, ele se deu muito bem com o dinheiro, então acredito que ele provavelmente se aposentará após os 35.”
Mais dois anos de carreira pela frente?
Com 33 anos, isso significa que Makhachev tem menos de dois anos restantes no esporte, o que provavelmente se traduz em poucas lutas. Talvez por isso, ele tenha começado a considerar a possibilidade de subir para os 170 libras para disputar um segundo título — algo que seu amigo e mentor Khabib Nurmagomedov nunca fez. No entanto, há um problema: Makhachev é amigo e treina ocasionalmente com o atual campeão dos meio-médios, Belal Muhammad.
“100%, é Belal”, afirmou Mendez quando perguntado sobre o que impediria Makhachev de subir de peso. “Eles nunca vão lutar. É uma questão de irmandade. Eles não vão quebrar isso. E eu não os culpo. Não estão lutando por qualquer coisa. Eles têm lealdade um ao outro e Belal é um irmão. Eles não vão se enfrentar.”
Embora nada seja oficial ainda, espera-se que Muhammad defenda seu título contra o invicto Shavkat Rakhmonov em 2025. Se vencer, isso tira a opção dos 170 libras para Makhachev, o que significa que ele provavelmente continuará defendendo seu título. E há um lutador que está ansioso para uma chance contra Makhachev: o campeão peso-pena Ilia Topuria. Apesar de respeitar o espanhol, Mendez afirma que essa luta não está no radar de sua equipe no momento.
“Fico feliz que ele esteja motivado”, disse Mendez. “Ele é um campeão, sem dúvida. Ele provou isso. Subiu de peso também. Me disseram que o treinador dele falou que ele estava com 187 libras. Islam, acho que nunca chegou a tanto. Quando ele começa o camp, cerca de dois meses antes, ele pesa cerca de 179, 178 libras…”
“Topuria é um ótimo lutador. Ele tem as melhores mãos de boxe da categoria, na minha opinião, as mais técnicas. Ele pode causar muito dano se subir de peso, mas não sei o que vai acontecer. No momento, não estou interessado nessa luta. Estou focado em [Islam] defender o título contra Arman, e então, quem sabe, talvez o título dos meio-médios esteja disponível nesse momento.”