Saiba a verdade: UFC foi mesmo criado por brasileiros?
Entenda a verdade por trás da criação do evento do UFC e se ele está ligado, de alguma forma, a lutadores brasileiros em seu início. Um dos eventos mais impressionantes no que diz respeito às lutas, o Ultimate Fighting Championship é um verdadeiro deleite para os fãs da modalidade em questão, trazendo tudo aquilo que os amantes do esporte apreciam.
No entanto, apesar de ser um esporte amplamente difundido em todo o mundo e com disputas acontecendo nas maiores capitais de todo o mundo, nem todos sabem ao certo como foi a criação do torneio em questão. Assim, é importante ressaltar pontos importantes desse processo inicial do projeto, que também passa por uma família brasileira de destaque.
A ideia do Ultimate Fighting Championship surgiu no começo dos anos 1990, quando Art Davie propôs a criação de um torneio chamado “War of the Worlds” (Guerra dos Mundos). Nessa competição, especialistas em diversas artes marciais se enfrentariam em um duelo de “vale tudo” para saber qual modalidade tinha maior destaque.
Brasileiros que participaram da criação do UFC
A situação foi inspirada em uma série de vídeos da Família Gracie no Brasil, onde os estudantes da academia dos brasileiros batiam mestres de várias artes marciais. Rorion Gracie, inclusive, foi chamado para fazer parte da criação do projeto, junto de John Milius. Como o atleta estava procurando expandir o Jiu-jitsu Gracie nos Estados Unidos e no resto do mundo, vendo na competição uma oportunidade para isso.
Jiu-jitsu brasileiro, boxe, wrestling, muay thai, judô, karatê, tae kwon do, entre outras artes marciais estavam presentes na primeira edição, que aconteceu em Denver, no Colorado, em 1993. Na época, foi Royce Gracie o grande campeão. Nos anos seguintes, o UFC foi evoluindo, mas nasceu de uma iniciativa da família brasileira.