Quando foi o primeiro UFC da história?

O UFC reúne cada vez mais fãs e amantes das artes marciais por todo o mundo. A organização que milhões fora dos octógonos e conta com grandes nomes do esporte, já teve várias edições em mais de 30 anos de “estrada”. Mas você sabe quando aconteceu a primeira edição do evento?

O primeiro UFC ocorreu em 12 de novembro de 1993, na McNichols Sports Arena, em Denver, Colorado. Na ocasião, o brasileiro Royce Gracie se destacou ao se tornar o primeiro campeão da modalidade, finalizando o holandês Gerard Gordeau em menos de dois minutos de luta.

O evento fez sua estreia no Brasil em 16 de outubro de 1998, no Ginásio da Portuguesa de Desportos, em São Paulo. O Brasil foi o terceiro país a receber uma edição do UFC fora dos Estados Unidos, seguindo Japão e Porto Rico. Essa edição contou com duas disputas de título inéditas: Pat Miletich se tornou o campeão dos pesos leves, enquanto Frank Shamrock defendeu com sucesso seu título nos médios.

Como se tornou um evento de alcance mundial?

Rorion Gracie fundou o UFC no início dos anos 1990, com a intenção de reunir diferentes estilos de artes marciais em uma única competição. Ele idealizou um campeonato profissional de lutas marciais mistas (incluindo boxe, jiu-jitsu, wrestling, muay thai, karatê, judô, entre outras), que mudaria o panorama das competições esportivas globalmente.

Nas primeiras edições, o UFC funcionava como um torneio com a participação de oito a 16 lutadores, e o campeão de cada categoria era aquele que vencesse três lutas consecutivas. Os combates eram conhecidos como uma espécie de “vale-tudo” — embora com algumas restrições.

Somente após colaborar com delegações estaduais para estabelecer regras e regulamentos, tornando o UFC menos violento, foi possível reintroduzir a exibição das lutas nos Estados Unidos.

Superada essa fase, o evento cresceu exponencialmente, não apenas nos Estados Unidos, mas também em muitos outros países ao redor do mundo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.