O Ultimate Fighting Championship (UFC) virou um fenômeno no mundo das lutas, mas o que significa de fato? Trata-se de uma organização de Artes Marciais Mistas (MMA) que promove eventos ao redor do mundo.
Atualmente, o UFC é a maior e mais renomada organização de MMA, reconhecida por contar com os melhores lutadores do mundo nessa modalidade. A organização possui doze categorias de peso, sendo oito masculinas e quatro femininas, e conta com mais de quinhentos lutadores de setenta e um países, tendo realizado mais de quinhentos eventos desde sua criação em 1993. A sede do UFC está localizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, e é operado pela Zuffa, uma subsidiária do Grupo Endeavor.
Primeiro evento
O primeiro evento promovido pelo UFC ocorreu em 1993, em Denver, Colorado, criado pelo executivo Art Davie e pelo artista marcial brasileiro Rorion Gracie. O objetivo do evento era determinar a arte marcial mais eficaz em uma competição entre lutadores de diferentes estilos, incluindo jiu-jitsu brasileiro, boxe, wrestling, muay thai, judô, karatê, taekwondo, entre outros, em um combate sem regras.
O jiu-jitsu brasileiro, representado por Royce Gracie, saiu vencedor. Com o tempo, os eventos começaram a adotar técnicas de várias artes marciais e novas regras foram implementadas, levando ao desenvolvimento das Artes Marciais Mistas (MMA) como as conhecemos hoje.
Organização pertencia a outro grupo
Originalmente, o UFC pertencia ao Semaphore Entertainment Group (SEG), mas após enfrentar dificuldades financeiras, foi vendido em 2001 aos irmãos Frank e Lorenzo Fertitta, que formaram a Zuffa para operar o UFC e nomearam Dana White como presidente.
Em 2016, o UFC foi adquirido pelo Grupo Endeavor por 4 bilhões de dólares. Em 2023, a Endeavor também adquiriu a promoção de luta livre profissional WWE, fundindo-a com o UFC para formar a TKO Group Holdings, uma nova empresa pública controlada majoritariamente pela Endeavor, com Vince McMahon como presidente executivo e Dana White permanecendo como presidente do UFC.
Transmissões
Com acordos de transmissão de TV a cabo e expansão para o Canadá, Europa, Austrália, Oriente Médio, Ásia, Brasil e novos mercados nos Estados Unidos, o UFC ganhou popularidade e recebeu ampla cobertura da mídia. Desde 2001, o UFC pode ser assistido em pay-per-view nos EUA, Brasil, Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Itália.
Nos EUA, os eventos do UFC são transmitidos pela ESPN, pelo serviço de streaming ESPN+ e pela rede ABC. A ESPN também transmite o UFC no Reino Unido, Irlanda e em mais de 150 países em 22 idiomas diferentes. O UFC continua a expandir sua presença global, realizando eventos regularmente no Reino Unido, Canadá e Brasil, e estabelecendo escritórios na Europa e no Brasil. A organização já realizou eventos na Alemanha, Austrália e Emirados Árabes Unidos, e tem planos de realizar eventos no México, Filipinas e Afeganistão.
O UFC também adquiriu e absorveu organizações rivais, como PRIDE Fighting Championships, World Extreme Cagefighting e Strikeforce. No Brasil, as transmissões do UFC são feitas pelo serviço de streaming UFC Fight Pass e pela TV aberta, através da Rede Bandeirantes. Em Portugal, a BTV (Benfica TV) adquiriu os direitos exclusivos de transmissão em julho de 2015.