Os executivos da Netflix sempre afirmaram que a gigante do streaming não entraria no mercado de direitos esportivos ao vivo. No entanto, essa postura pode estar mudando após o enorme sucesso da transmissão do evento Jake Paul vs. Mike Tyson.
Com a empresa anunciando mais de 108 milhões de espectadores para o card, a Netflix planeja explorar os esportes ao vivo, começando com dois jogos da NFL no Natal e, posteriormente, com a chegada da WWE no início de 2025. A empresa fechou um acordo de US$ 5 bilhões por 10 anos para transmitir a série principal da promoção, Monday Night Raw.
O próximo passo significativo da Netflix nesse mercado pode ocorrer em 2025, quando os direitos de transmissão do UFC serão colocados à venda. O CEO do UFC, Dana White, não descarta a possibilidade de uma parceria, embora critique a demora da Netflix em entrar no segmento. White destacou que o sucesso da luta entre Paul e Tyson prova o potencial do streaming de esportes ao vivo.
“Eu sempre achei que a Netflix estava errada por não entrar antes nos esportes ao vivo. Eles têm uma pegada global incrível e chegaram atrasados ao jogo”, comentou White ao Sports Business Journal. “Mesmo assim, o evento foi um grande sucesso.”
White gostou da experiência de transmissão do Netflix
Apesar disso, a transmissão de Paul vs. Tyson enfrentou problemas técnicos. Com 65 milhões de acessos simultâneos, muitos espectadores relataram dificuldades para carregar o evento, além de travamentos e baixa qualidade de imagem. White, no entanto, minimizou os problemas, afirmando que sua experiência foi satisfatória e que a Netflix provavelmente usou o evento como teste antes das transmissões da NFL.
“Foi inteligente da parte deles”, avaliou White. “Não achei que o evento fosse gigantesco, mas eles precisavam disso. Mike Tyson garante grandes números, e foi um bom teste antes de entrarem com a NFL. Eles estão falando em mais de 65 milhões de acessos simultâneos.”
Embora as negociações com o UFC só devam começar em 2025, White elogiou o relacionamento atual da organização com a ESPN e a Disney, iniciado em 2018. No entanto, ele reconhece que o futuro pode trazer novas possibilidades, incluindo acordos com múltiplas redes.
“Somos o maior provedor de pay-per-view do planeta”, afirmou White. “Ao entrar nas próximas negociações, há muitas possibilidades. Podemos continuar com a Disney e a ESPN ou dividir nosso conteúdo como fazem a WWE e a NFL, distribuindo para diferentes plataformas. Ainda é cedo, mas muitas portas estão abertas.”