Confira quem é o dono do Ultimate Fighting Championship, mais conhecido como UFC, sendo da maior organização de MMA (artes marciais mistas), de todo o mundo. O esporte das lutas vive em uma crescente gigantesca, com vários eventos no decorrer do ano movimentando fortunas ao redor do globo e juntando também uma categoria imensa de fãs.
Mas, alguns pontos em relação ao esporte e suas competições específicas ainda acabam gerando algumas dúvidas por parte dos fãs e apaixonados pelas lutas. Sendo assim, é importante destacar alguns pontos importantes sobre a organização desses torneios, que, dentro do UFC, encontrou seu maior destaque em todo o mundo.
A empresa Endeavor é a dona do UFC desde 2016, quando efetivou a compra da organização mais famosa de MMA do mundo. O conglomerado de mídia e entretenimento tem outros negócios em outros ramos e tomou o controle das operações do Ultimate Fighting Championship. Vale ressaltar que, em 2023, o grupo avaliou o UFC em mais de 12 bilhões de dólares (cerca de R$ 61 bilhões).
Conheça a empresa dona do UFC
Mas, a empresa em questão não parou por aí, tendo em vista que, em 2023, fechou também a compra de grande parte das ações de outro evento de luta bem conhecido ao redor do mundo, o ‘World Wrestling Entertainment’, também chamado de WWE. Assim, a Endeavor mostra sua grande força dentro do ramo do entretenimento e das lutas, possuindo duas gigantes.
Na ocasião, uma avaliação indicou que o WWE possui um valor de mercado em torno de nove bilhões de dólares (cerca de R$ 46 bilhões). Assim, com as operações de WWE e UFC, a empresa se torna um grande colosso das lutas. Além disso, o grupo também gerencia outros eventos, como o ‘Miami Open’, um dos principais torneios de tênis, e o ‘Miss Universo’, tradicional concurso de beleza.