Justin Gaethje revelou lutadores que disseram NÃO para oportunidade no UFC
A luta entre Justin Gaethje e Rafael Fiziev 2 já está confirmada, mas essa não foi a única substituição cogitada para o UFC 313. Fiziev entra de última hora para substituir Dan Hooker, que sofreu uma lesão, com o pay-per-view marcado para o sábado (8/3), no Kaseya Center, em Miami.
Quando Hooker anunciou sua desistência, diversos lutadores demonstraram interesse em substituí-lo, mas Fiziev foi o escolhido no final. Após o anúncio de Dana White, CEO do UFC, sobre o novo evento co-principal do UFC 313, Gaethje usou o Twitter para explicar como a decisão foi tomada.
Nomes que não quiseram encarar a luta
“Arman e Charles disseram não, Max e Dustin também disseram não. Moicano recebeu a ligação e também recusou. Parabéns ao Fiziev por se voluntariar para voar pelo mundo e fazer essa luta. Grande risco para mim, enfrentar um striker de elite. A vida é uma viagem. O melhor show ao vivo do mundo vai acontecer em 8 de março.”
No tweet, Gaethje menciona vários nomes conhecidos da divisão dos leves, como Arman Tsarukyan — que estava programado para enfrentar Islam Makhachev no UFC 311 em janeiro, mas teve que desistir devido a uma lesão nas costas um dia antes do evento — além dos adversários anteriores Charles Oliveira, Max Holloway e Dustin Poirier. De acordo com Gaethje, todos esses lutadores “compreensivelmente disseram não”.
Gaethje também mencionou Renato Moicano, que se ofereceu para substituir Hooker nas redes sociais, mas também recusou. Moicano havia se apresentado em última hora para lutar contra Makhachev no lugar de Tsarukyan.
O tweet de Gaethje gerou respostas dos lutadores mencionados, incluindo Dustin Poirier, que já enfrentou Gaethje duas vezes. Na última disputa, Gaethje venceu Poirier por nocaute com um chute na cabeça no UFC 291, após perder para ele por nocaute técnico no UFC Glendale em abril de 2018.
“Eu nunca recebi a ligação”, escreveu Poirier no Twitter. “Eu não disse não.”
Poirier continuou: “Fui eu quem os procurei quando li as notícias. Perguntem ao [CBO do UFC] Hunter [Campbell], todo o respeito a você e Fiziev, ansioso por isso de novo.”
Arman Tsarukyan também se pronunciou, dizendo que aceitou a luta, mas preferia um peso casado de 160 libras, devido ao tempo limitado de preparação. Ele afirmou que o UFC não concordou com essa sugestão.
Outro lutador que não foi mencionado por Gaethje foi Mateusz Gamrot, que também se ofereceu publicamente para substituir Hooker no UFC 313. Gamrot, que perdeu por decisão dividida para Hooker no UFC 305 em agosto passado, estava ansioso para voltar às vitórias.
Gamrot postou um tweet criticando, de forma indireta, a escolha de Fiziev para enfrentar Gaethje.
“Escolha mais fácil estilisticamente”, escreveu Gamrot. “Strikers sempre temeram wrestlers. Eu me mantenho em ótima forma e estou pronto para qualquer um.”
O UFC 313 terá como atração principal a defesa do título dos meio-pesados de Alex Pereira contra Magomed Ankalaev, com a revanche entre Gaethje e Fiziev servindo como evento co-principal.