Invenção que pode mudar o MMA é colocada para funcionar no Brasil
Uma invenção que pode mudar o MMA como um todo acabou sendo colocada para funcionar no Brasil recentemente, surpreendendo aos fãs. O esporte como um todo costuma ter ‘atualizações’ conforme o tempo passa, com os avanços tecnológicos ajudando em melhorias e criando novas experiências tanto para os atletas quanto para os fãs.
Nessa semana, por exemplo, uma iniciativa inovadora acabou sendo apresentada em um evento no ‘Clube AABB’, no Rio de Janeiro. Na ocasião, uma luva tecnológica que mede a força dos golpes dos lutadores em tempo real foi colocada para testes.
Tecnologia para luvas de MMA usa um chip
Vale ressaltar que a iniciativa é um desenvolvimento da marca de cerveja Spaten e já foi utilizada entre os atletas que participaram da 13ª edição do evento ‘Martial Arts Championship’. Assim, o mundo do MMA pode acabar abraçando essa iniciativa em breve. A tecnologia ‘Punch Pay’ foi idealizada em parceria da Spaten com a Gut Agency, sendo criada pela “20dash”, para ser utilizada em luvas de MMA de 4 onças.
Denis Shirazi um dos responsáveis pela luva, deu entrevista para a Ag Fight, explicando que ela não influencia em nada no esporte. “A luva é normal. Uma das principais preocupações que a gente teve é que o chip não pode interferir na luta. Não pode machucar o adversário, não pode atrapalhar o lutador”, afirmou ele, que ainda explicou como a tecnologia aplicada funciona na prática:
“Então a gente desenvolveu um chip muito pequeno, que é um ‘acelerômetro’. Ele pega a velocidade de um soco, do movimento. Daí a gente consegue ter ‘força G’. E disso a gente consegue saber a potência daquele soco. A gente tem uma comunicação via bluetooth super rápida, então os dados já são passados em tempo real, sem atraso nenhum. Uma máquina vai processar e vai direto para a transmissão”, explicou.