Ilia Topuria tem um plano para ser o melhor no UFC

Ilia Topuria não quer apenas enfrentar Islam Makhachev – ele vê esse confronto como a oportunidade definitiva para provar que é o melhor lutador libra por libra do mundo.

Atualmente terceiro no ranking P4P do MMA Fighting, o campeão peso-pena do UFC tem como meta o topo da lista, o que o coloca em rota de colisão com Makhachev, atual campeão dos leves. Em diversas ocasiões, Topuria manifestou o desejo de realizar uma superluta pelo cinturão do russo e voltou a reforçar esse objetivo em entrevista à Fox Sports Australia.

Meu plano é subir para os 70 kg porque sei que posso me tornar campeão mundial em duas categorias de peso”, declarou Topuria. “Islam é um grande lutador, é considerado o número 1 libra por libra por muitos. Mas, para mim, esse número 1 sou eu. Sei que sou o melhor lutador do mundo e que posso fazer com ele o que quiser, porque sou muito superior a ele.”

O espanhol tem argumentos sólidos para sua reivindicação. No fim de 2024, liderou diversas listas de Lutador do Ano, conquistando nocautes impressionantes sobre Alexander Volkanovski e Max Holloway – dois dos maiores nomes da história da divisão peso-pena. Além disso, segue invicto em sua carreira, com 16 vitórias profissionais e oito lutas no UFC sem derrotas.

Espanhol quer outro cinturão da organização

Holloway foi seu primeiro desafiante ao título, e Topuria admite a possibilidade de continuar na divisão, mas deixa claro que deseja buscar um segundo cinturão o quanto antes.

Isso é algo que eu quero fazer“, afirmou. “O UFC sabe disso, mas, no fim das contas, cabe a eles decidir. Eles têm experiência, sabem administrar o negócio. Se me disserem que querem que eu continue defendendo o cinturão dos penas, talvez eu faça isso. Mas se me deixarem subir para os leves, estou pronto.

Caso permaneça nos 66 kg, Topuria não terá escassez de desafiantes. Uma revanche contra Volkanovski está no radar, assim como potenciais lutas contra Diego Lopes e Movsar Evloev. Sobre quem deveria ser o próximo adversário, se não for Makhachev ou Volkanovski, Topuria tem uma preferência.

Acho que Diego merece mais“, opinou. “Movsar tem mais lutas no UFC, mas são oito vitórias por decisão, uma delas dividida. Você precisa finalizar alguém, fazer algo relevante. Por que não? Podemos lutar. Mas se você não finaliza ninguém, como vai entreter os fãs?

Eu luto para o público, para dar um show. Preciso de um adversário que traga emoção ao octógono, não alguém que só busque vencer amarrando a luta. Isso não funcionaria comigo – eu o nocautearia no primeiro round. Preciso de um oponente que torne a luta empolgante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.