Zhang Weili está conquistando espaço tanto no cinema quanto na televisão. A campeã peso-palha do UFC, amplamente reconhecida como uma grande estrela e figura influente na China, terá sua trajetória transformada em uma nova série dramática.
O projeto, ainda sem título definido, foi aprovado pela plataforma de streaming iQiYi, a maior do país, e teve seu anúncio oficial durante o Festival Internacional de Cinema de Pequim. A produção deve começar em breve. A informação foi divulgada em primeira mão pelo The Hollywood Reporter na última quarta-feira (23).
Campeã do UFC também marca presença nas telonas
Paralelamente à série sobre sua vida, Zhang também está estreando como atriz. Ela foi escalada para um papel de destaque no filme After Typhoon, dirigido pela premiada cineasta Li Yu. No drama, Zhang interpreta Ah Xi, “uma mulher com um passado doloroso cuja vida muda completamente após conhecer um jovem misterioso em uma ilha prestes a ser atingida por uma tempestade”.
Mesmo com a agenda cheia devido à sua carreira no octógono, Zhang contou que nunca havia considerado atuar até conhecer Li Yu e ler o roteiro do filme.
“De jeito nenhum. Nunca tinha pensado em atuar”, revelou ao The Hollywood Reporter. “Tudo aconteceu de forma repentina e, por isso, minha reação inicial foi recusar. Ainda mais porque não se trata de um filme de ação ou luta, mas sim um drama muito emocional. Eu não sabia como isso poderia me impactar.”
“Lutar é meu ambiente natural — é onde me sinto à vontade. Já o drama exige um mergulho nas emoções, algo muito diferente do que estou acostumada. Mas, quanto mais pensava, mais me sentia atraída por esse novo desafio.”
Curiosamente, Zhang recebeu o roteiro enquanto se preparava para defender seu cinturão contra Yan Xiaonan no histórico UFC 300. Embora o novo projeto pudesse representar uma distração, ela diz que acabou ajudando.
“Acho que foi até benéfico, me ajudou a relaxar”, disse ela. “Antes de uma luta, geralmente só falamos sobre estratégia, sobre a parte tática. Mas, dessa vez, pude conversar sobre o roteiro, sobre algo totalmente diferente. Foi uma experiência interessante.”
Zhang venceu Yan no UFC 300 e, em fevereiro, manteve o cinturão ao derrotar de forma dominante a invicta Tatiana Suarez no UFC 312.
Atualmente, a campeã não tem próxima luta marcada, mas há especulações de que ela possa subir para o peso-mosca e enfrentar a vencedora do confronto entre Valentina Shevchenko e Manon Fiorot, que acontecerá no UFC 315.
Apesar da atuação ainda ser uma novidade em sua vida, Zhang revelou ter gostado da experiência e não descarta repetir a dose.
“Meu foco agora voltou aos treinos, mas quem sabe o que o futuro reserva?”, declarou. “Se surgir um bom papel, seja de ação ou drama, acho que aceitaria, sim.”