Assim como muitos na comunidade do MMA, Ben Askren não entende por que Jon Jones fará sua primeira defesa de título contra Stipe Miocic no UFC 309.
A luta foi remarcada para o retorno do UFC ao Madison Square Garden em 16 de novembro, quase um ano após a data original, que precisou ser cancelada devido a uma lesão de Jones. Askren, ex-lutador do UFC, acredita que os melhores devem enfrentar os mais fortes da divisão, e, em sua opinião, Tom Aspinall deveria ser o escolhido.
“Eu queria vê-lo lutar contra Tom Aspinall, mas isso parece que não vai acontecer”, disse Askren a Daniel Cormier. “É uma pena. Eu não tenho nada contra Stipe, na verdade sempre falo bem dele, mas ele não luta há séculos. Eu simplesmente não entendo.
“Sei que ele teve resultados incríveis, mas já faz quatro anos, ou algo assim. Enquanto isso, Tom Aspinall está por aí derrotando todo mundo. Eu adoraria ver Aspinall contra Jon Jones, e honestamente, [Francis] Ngannou está em outro lugar agora. É frustrante não ver os melhores lutadores se enfrentando, parece que estamos sendo privados dessas lutas.”
Rival de Jones não luta desde 2021
Miocic não compete desde que perdeu o cinturão dos pesos pesados ao ser nocauteado por Ngannou no UFC 260 em março de 2021. Jones retornará ao octógono pela primeira vez desde que venceu Ciryl Gane por finalização no primeiro round e conquistou o título dos pesos pesados no UFC 285, em março de 2023 — o que marcará apenas sua segunda luta desde a vitória sobre Dominick Reyes no UFC 247, em fevereiro de 2020.
Já Aspinall lutou seis vezes desde a última luta de Miocic, acumulando cinco vitórias, todas por finalização, com sua única derrota sendo causada por uma lesão no joelho durante a luta principal do UFC Londres contra Curtis Blaydes, em julho de 2022. Desde então, Aspinall conquistou e defendeu o título interino dos pesos pesados no UFC 304.
Askren continua intrigado com a insistência do UFC em agendar Jones contra Miocic, quando ele acredita que Aspinall seria uma escolha muito mais interessante.
“Tom Aspinall provou que é o cara certo, e Jon Jones, embora tenha lutado ativamente, não tem sido tão frequente. Por que não podemos vê-los lutar? Eles estão prontos, é só colocá-los no octógono”, completou Askren.