A categoria dos meio-pesados pode ganhar um novo desafiante número 1 no UFC 308, quando Magomed Ankalaev enfrentar Aleksandar Rakic. No entanto, o ex-lutador do UFC Matt Brown acredita que o campeão da divisão, Alex Poatan, pode estar de olho em outras oportunidades.
Embora Ankalaev seja um forte candidato com uma impressionante sequência invicta de 12 lutas, Poatan tem outras opções após defender seu título três vezes em 2024, incluindo stepping up quando o UFC precisou dele.
Agora, com maior influência para decidir seus próximos passos, Brown sugere que o campeão brasileiro espere algumas semanas para ver o resultado de Jon Jones contra Stipe Miocic no UFC 309, avaliando se essa pode ser uma luta em potencial para ele.
“Você espera”, disse Brown no podcast The Fighter vs. The Writer. “Todos estão certos. A pessoa que sai perdendo nisso é Ankalaev. Ele fez tudo certo, especialmente se vencer Rakic, mas, infelizmente, ele não tem o nome grande. Se você é Alex Poatan, você não precisa se preocupar com Ankalaev. Você deve focar em seus próprios objetivos.”
Segundo Brown, Poatan deveria considerar subir para a divisão dos pesados. Ele já conquistou os títulos dos médios e dos meio-pesados, e nunca houve um campeão de três divisões. “Você pode voltar e lutar com Ankalaev mais tarde. Vá atrás desse grande objetivo”, afirmou Brown.
Jon Jones seria o adversário?
Poatan já expressou interesse em subir para os pesos pesados, mas, após sua última vitória sobre Khalil Rountree Jr., admitiu que precisaria de tempo para se preparar, principalmente ganhando mais massa muscular para enfrentar adversários maiores. No entanto, a chance de lutar contra Jon Jones, considerado o maior lutador de todos os tempos, pode ser tentadora demais para ignorar.
Por outro lado, Jones insinuou que sua luta contra Miocic pode ser sua última. Mesmo assim, Brown acredita que um confronto contra Poatan poderia ser o motivo perfeito para Jones adiar sua aposentadoria.
“Não duvido que essa luta possa ser tão grande quanto qualquer luta de Conor McGregor”, disse Brown. “Isso poderia ser promovido em um evento enorme, talvez na International Fight Week ou em um local como o Sphere. Jon Jones está atrás de dinheiro e legado, e uma luta contra Pereira (Poatan) traria isso.”
Com Jones agendado para enfrentar Miocic em novembro, Brown sugere que Poatan deve estar presente para começar a criar o hype para esse possível confronto no próximo ano.
Embora a luta entre Poatan e Jones ainda não seja certa, Brown considera essa oportunidade muito atraente para ser ignorada, considerando o cenário atual do UFC. “Esteja presente no Madison Square Garden, e o que tiver que acontecer, acontecerá. Se Jon vencer, as estrelas estarão alinhadas para algo grande”, disse Brown.
Apesar de Brown acreditar que Jones teria vantagem em um confronto contra Poatan, ele reconhece que o primeiro desafio do campeão será passar por Miocic no UFC 309. “Não podemos esquecer de Stipe. Ele não é uma luta fácil e pode surpreender todos, acabando com qualquer expectativa de um duelo entre Jon Jones e Alex Pereira.”