Daniel Cormier “ignora” Alex Poatan em eleição do melhor em 2024 no UFC
Alex Pereira teve um desempenho brilhante no octógono em 2024, com uma temporada impecável no UFC. O brasileiro impressionou ao defender o cinturão dos meio-pesados (93 kg) em três ocasiões, consolidando-se como um dos atletas mais temidos do esporte. Porém, apesar de seus feitos, Daniel Cormier apontou que Pereira não fez o suficiente para ser considerado o melhor lutador do ano. Para o integrante do Hall da Fama do UFC, o destaque de 2024 foi Ilia Topuria.
Em seu programa na ESPN americana, Cormier justificou sua escolha, que surpreendeu parte do público, considerando que o comentarista havia elogiado Alex repetidamente ao longo da temporada. Inclusive, o ex-campeão dos meio-pesados e pesados havia colocado Pereira em seu top-5 de lutadores mais importantes do MMA no ano, enquanto deixava Topuria de fora. Na temporada, o brasileiro nocauteou Jamahal Hill, Jiri Prochazka — dois ex-campeões que nunca defenderam o título — e Khalil Rountree, consolidando sua popularidade e respeito dentro do esporte.
Para o ex-lutador, feitos Topuria foram ainda mais impactantes
No entanto, Cormier destacou que os feitos de Topuria foram ainda mais impressionantes. O georgiano, campeão do peso-pena (66 kg), entrou no octógono duas vezes em 2024, conquistando o cinturão ao nocautear Alexander Volkanovski e defendendo-o com um novo nocaute sobre Max Holloway. Segundo Cormier, o impacto dessas vitórias contra dois dos maiores nomes da história da categoria coloca Topuria acima de Pereira na disputa pelo status de melhor lutador do ano.
“Não sei se alguma das vitórias de Alex, ou mesmo as três juntas, superam a importância das duas que Ilia conquistou. Alex derrotou dois ex-campeões e um lutador como Khalil, que é muito bom e estava em sétimo lugar, certo? Mas Ilia venceu Volkanovski, um dos maiores penas de todos os tempos, o número dois, já que ninguém superará Aldo. Ele também venceu Holloway, o terceiro melhor da história. Em um único ano, ele desmantelou os últimos oito anos da divisão. Além disso, ele não apenas venceu esses grandes nomes, mas os nocauteou. Para mim, é Ilia, sem dúvidas”, afirmou Cormier.
Ilia Topuria, de 27 anos, manteve sua invencibilidade em 2024 e alcançou o topo da divisão dos penas do UFC. O georgiano estreou no MMA em 2015 e ingressou na organização em 2020. Com um cartel de 16 vitórias, das quais 14 foram pela via rápida (oito por finalização e seis por nocaute), Topuria se destacou por triunfos sobre Alexander Volkanovski, Bryce Mitchell, Josh Emmett e Max Holloway, consolidando seu status de estrela ascendente e dominante no esporte.