Recentemente acabou sendo confirmado oficialmente que um cinturão do UFC saiu das mãos de um nome de destaque do esporte. É comum que os títulos das divisões nas organizações de MMA mundiais troquem de mãos, tendo em vista que esses postos como campeões são colocados em jogo durante lutas emocionantes no decorrer do ano.
Mas, em alguns momentos, há aqueles lutadores que decidem abertamente deixar os seus cinturões pelos mais diversos motivos, como aposentadorias ou trocas de divisão. E é justamente nesse último cenário que um dos grandes nomes do UFC atual acabou abrindo mão do seu lugar como campeão de categoria para buscar novos desafios na organização.
Trata-se de Ilia Topuria, que era o campeão peso-pena e decidiu subir de categoria para os leves. A situação foi anunciada pelo próprio CEO do Ultimate Fighting Championship, Dana White, na última quinta-feira. Dessa forma, o título passou a ficar vago, enquanto o futuro do até então dono do cinturão está em aberto na nova divisão.
“Topuria sentiu que fez tudo o que podia nessa divisão, sentiu que consolidou seu legado e seu corpo não consegue mais aguentar [bater] o peso. Portanto, Topuria subirá para os leves e deixará o título dos penas. Assim que o primeiro soco for dado na luta entre Volkanovski e Diego Lopes, o título ficará vago. Anunciaremos qual será a próxima luta de Topuria quando terminarmos”, disse Dana White.
Brasileiro lutará pelo título vago do UFC
A decisão, inclusive, acabou se tornando positiva para os fãs brasileiros do MMA. Isso porque um lutador do país vai entrar no octógono valendo o título vago do peso-pena. Trata-se de Diego Lopes, atual terceiro colocado do ranking, que vem de cinco vitórias seguidas.
Ele vai encarar o australiano Alexander Volkanovski, ex-campeão e atual número 1 da divisão, dentro do card do UFC 314. A situação também foi confirmada por Dana White no mesmo anúncio, junto de todo o restante do card para o evento.