Após suspensão por doping, lutadora do UFC já tem data para retornar

Após uma grande suspensão por conta de doping, uma lutadora do UFC agora já tem em mãos a data em que poderá retornar aos octógonos. O sistema antidoping da organização sempre costuma ser tema de debates entre os atletas e também os responsáveis, com algumas polêmicas se desenrolando pelo meio do caminho, como aconteceu no ano passado.

Irina Alekseeva foi suspensa em uma reunião com a Comissão Atlética de Nevada, que determinou a suspensão retroativa com data base 14 de outubro de 2023, quando ela foi notificada pela primeira vez sobre o caso. No entanto, ela acabou sendo testada em 21 de junho daquele ano, alguns meses antes. Assim, a Combat Sports Anti-Doping (CSAD) se manifestou sobre a United States Anti-Doping Agency (USADA).

“Alekseeva testou positivo para valores consistentes com a administração de testosterona de origem exógena em uma amostra de urina coletada pela United States Anti-Doping Agency em 21 de junho de 2023, enquanto a USADA ainda era a administradora independente do Programa Antidoping do UFC (UFC ADP)”, começou o comunicado das autoridades do CSAD, em junho.

Irina Alekseeva próxima de retornar ao UFC

Além disso, foi explicado que as testagens não foram relatadas por meses, e ela acabou participando de uma competição nesse intervalo. “No entanto, a USADA não relatou os resultados desta amostra a ela e ao UFC até 31 de outubro de 2023, mais de quatro meses após a coleta da amostra e após Alekseeva ter sido autorizada a competir em um evento do UFC em Las Vegas, NV, em 14 de outubro de 2023”.

De qualquer forma, mesmo com toda a polêmica instaurada, é importante destacar que Irina Alekseeva já está próxima de ser liberada para atuar. Como sua suspensão foi de um ano e teve como data base 14 de outubro de 2023, agora falta menos de um mês para que ela possa retornar aos octógonos, ficando disponível a partir do dia 15 do décimo mês de 2024.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.