Antes do UFC 309, comissão vai adotar novas regras e Jon Jones poderá usar movimento
Jon Jones poderá utilizar oficialmente o movimento que resultou na única derrota de sua carreira ao enfrentar Stipe Miocic no UFC 309, que ocorrerá em Nova York no dia 16 de novembro.
Nesta quinta-feira (24), a Comissão Atlética do Estado de Nova York confirmou ao site MMA Fighting que as mudanças nas regras do MMA, aprovadas pela Associação das Comissões de Boxe (ABC), foram adotadas e entrarão em vigor a partir de 1º de novembro. Essas alterações, aprovadas em setembro, foram incorporadas às regras da comissão.
“A Comissão Atlética do Estado de Nova York seguirá as Regras Unificadas de MMA no UFC 309 em 16 de novembro, conforme explicado no boletim emitido pela Comissão em 5 de setembro de 2024”, afirmaram as autoridades em comunicado.
Embora a ABC defina as Regras Unificadas do MMA, cada comissão atlética deve aprová-las individualmente antes que entrem em vigor.
As duas mudanças específicas envolvem a remoção da cotovelada de 12 a 6 como falta e uma nova definição para um lutador considerado “aterrado”.
Movimento usado por Jones causou derrota
A cotovelada de 12 a 6, que se refere a um golpe vertical de cima para baixo, era considerada ilegal. Foi esse movimento que Jones utilizou em uma luta contra Matt Hamill em 2009. Na ocasião, Jones dominava a luta, mas desferiu essas cotoveladas, que foram consideradas falta. Como Hamill não pôde continuar, Jones foi desclassificado, resultando em sua única derrota.
Além disso, a nova regra para definir um lutador “no chão” também será implementada. A partir de 1º de novembro, um lutador será considerado no chão, e não poderá receber joelhadas ou chutes na cabeça, quando qualquer parte do corpo além das mãos ou pés tocar o solo.
Isso significa que, para ser considerado “aterrado”, o lutador precisará ter uma parte do corpo, como o cotovelo ou o joelho, em contato com o chão, além das mãos e pés. Caso contrário, ele estará suscetível a joelhadas ou chutes na cabeça por parte do oponente.
Essas mudanças nas regras evoluíram ao longo dos anos, mas algumas comissões atléticas não as haviam adotado, o que gerava confusão em algumas lutas dependendo da localização.
Com as novas regras, o UFC 309 verá Jon Jones enfrentando Miocic na luta principal, enquanto Michael Chandler retornará contra Charles Oliveira no co-evento principal.