Alexandre Pantoja se manifesta após desistência e acredita em luta como evento principal do UFC 310
O campeão do UFC, Alexandre Pantoja, acredita que sua próxima defesa de título contra Kai Asakura pode garantir sua posição como atração principal do UFC 310.
Pantoja e Asakura se enfrentarão em uma luta pelo título no evento pay-per-view de fim de ano do UFC, marcado para 7 de dezembro na T-Mobile Arena, em Las Vegas. Originalmente, a luta estava prevista para ser o coevento principal, precedendo a disputa pelo título dos meio-médios entre Belal Muhammad e Shavkat Rakhmonov. No entanto, Muhammad foi obrigado a sair do card devido a uma séria infecção óssea no pé.
Rakhmonov mencionou estar disposto a permanecer no evento para disputar um título interino, mas atualmente o card não possui uma luta principal definida.
“Ouvi sobre a lesão do Belal dois dias atrás, na academia, e fiquei surpreso”, disse Pantoja ao site MMA Fighting. “Mas eram apenas comentários, até que vi o vídeo dele no hospital. É um problema sério e comum em academias de MMA, devido a infecções. Eu só participei de um evento principal na minha carreira — na minha última luta [no UFC 301] no Brasil, e sei que é diferente lutar nessa condição.”
Ele continuou: “Para eventos principais, é necessário mais esforço para vender a luta e o pay-per-view. É uma oportunidade de aprender. Sei que muitos conhecem meu estilo de luta, e após uma pequena pausa, estou renovado. Minha última luta foi em maio, e agora retorno em dezembro. Essa pausa foi fundamental para mim e minha família. Depois de três disputas pelo título, meu treinador Marcos Parrumpa sugeriu que eu tirasse um tempo para descansar. Agora, estou completamente revigorado e pronto para dar um grande show.”
Título veio em 2023
Pantoja conquistou o título com uma vitória por decisão sobre Brandon Moreno no UFC 290, em julho de 2023, e defendeu com sucesso seu cinturão duas vezes, vencendo Brandon Royval e Steve Erceg.
Kai Asakura, ex-campeão peso galo do RIZIN, foi contratado pelo UFC no início deste ano e chega ao confronto após vitórias impressionantes, incluindo uma finalização sobre o ex-campeão do Bellator, Juan Archuleta, no RIZIN 45.
Com ambos os lutadores conhecidos por seus estilos empolgantes, Pantoja acredita que o UFC deve apostar nessa luta de 125 libras para fechar o ano com um grande evento.
“Estou muito empolgado, agora sou o evento principal”, afirmou Pantoja. “Não sou de falar muito, meu inglês não é perfeito, mas esta é uma grande oportunidade para os fãs verem uma das melhores lutas do ano. Asakura é uma estrela no Japão, campeão por muitos anos, e acho ótimo esse crossover. Todos os fãs de MMA querem ver confrontos entre campeões de diferentes promoções. Estou muito contente com esse desafio e sei que ele atrairá muitos fãs japoneses de pay-per-view.”