Alex Poatan costuma resolver suas pendências dentro do octógono, evitando entrar em discussões fora dele. No entanto, foi difícil para o campeão meio-pesado do UFC ignorar alguns comentários recentes sobre ele.
Desde que nocauteou Jamahal Hill em pouco mais de três minutos no UFC 300, Poatan tem ouvido provocações de seu antigo adversário, que não diminuíram desde então. Após Pereira demolir Khalil Rountree Jr. no UFC 307, Hill reagiu ironicamente, bocejando diante da performance e afirmando que “não ficou impressionado” com a vitória do brasileiro.
Poatan parece estar perdendo a paciência com as constantes provocações de Hill, que não luta desde que foi finalizado em abril.
“Vou ser honesto, se aquela performance contra o Khalil foi ruim, como você classificaria a luta que tive contra Jamahal?” disse Pereira ao Uncrowned. “Se aquela luta foi uma porcaria, imagine a [minha luta] contra Jamahal.”
“Como ele pode dizer isso? Para ser sincero, não vou falar mais sobre Jamahal. Estou em um nível diferente.”
Apesar de estar claro que Hill ainda precisa se provar antes de buscar uma revanche, Poatan está focado em se manter ativo enquanto planeja seu futuro para 2025. Como campeão, ele prefere não se preocupar com quem será seu próximo adversário, e isso o agrada.
“Não tenho ninguém em mente”, disse o brasileiro. “A organização sugeriu Khalil da última vez e também foi uma surpresa para mim. Eu realmente não escolho adversários.”
Quem pode ser o próximo adversário?
Embora Pereira evite mencionar nomes, todos os indícios apontam para um possível confronto com Magomed Ankalaev, caso o russo vença Aleksandar Rakic na próxima semana, no UFC 308.
Ankalaev tem expressado seu desejo de destronar Poatan, especialmente após ser preterido na disputa pelo título que acabou indo para Rountree. Com a luta se aproximando, o empresário de Ankalaev, Ali Abdelaziz, já declarou ao site MMA Fighting que, caso ele vença no UFC 308, o próximo desafio seria contra o brasileiro.
Poatan, por sua vez, não costuma recusar lutas, mas está começando a se irritar com as constantes provocações de Ankalaev e sua equipe, o que pode impactar as próximas negociações.
“Alguns dizem que Ankalaev será o próximo, mas, para ser sincero, ele e seu empresário têm falado muita besteira, dizendo que eu não quero lutar. Mas a verdade é que a organização não quer que ele lute porque ele é chato. As pessoas não gostam de vê-lo lutar. Ele não vende pay-per-views.”
“Para ser honesto, é desrespeitoso que eles tentem me culpar. Porque não depende de mim, depende da organização. Mas agora, por eles continuarem desrespeitando, talvez eu torne mais difícil essa luta acontecer.”
Independentemente do que ocorra, Poatan tem muitas opções à sua disposição, especialmente depois de ser a atração principal de três pay-per-views do UFC em 2024.
Após sua vitória sobre Rountree em outubro, Poatan revelou que enfrentava alguns problemas de saúde que quase o fizeram desistir da luta. Com o corpo precisando de descanso e uma agenda cheia em 2024, Pereira considera fazer uma pausa.
“Idealmente, eu lutaria em junho, mas talvez eu prefira lutar em março”, disse Poatan. “Mas, sinceramente, eu lutaria agora em dezembro. O problema é que essas duas lutas [no UFC 303 e UFC 308] foram muito próximas e tivemos muitas outras aparições, viagens e compromissos.”
“Então, por volta de março parece uma boa data para voltar a lutar.”