Grande mudança no UFC está no planos e pode acontecer ainda nesta temporada
No início do mês, Dana White anunciou que pretende reformular o sistema de rankings do UFC ainda nesta temporada. Apesar da confirmação da mudança, muitos fãs ainda desconhecem os detalhes dos novos critérios. Neste sábado (26), após o UFC Kansas City, o presidente da organização trouxe novas informações, revelando, inclusive, a possibilidade de o sistema contar com duas versões distintas.
Durante a coletiva de imprensa, White explicou que a tendência é que os rankings sejam divididos em duas categorias: uma elaborada com o auxílio de Inteligência Artificial e outra baseada na avaliação humana, modelo semelhante ao atual. Para colocar o projeto em prática, o UFC terá o apoio da META, empresa de tecnologia e mídia social fundada por Mark Zuckerberg.
O que disse Dana White sobre a possível mudança?
“Teremos rankings feitos por IA e rankings humanos. Eu não sou alguém que acredita que a Inteligência Artificial vá resolver todos os problemas, por isso teremos dois conjuntos de rankings. Vamos ter o da IA e o dos humanos. Ainda não sei exatamente como vamos conduzir isso, mas vamos ver como será”, disse o dirigente.
Sistema atual e a proposta de mudança
Atualmente, a atualização semanal dos rankings do UFC é responsabilidade de membros da imprensa especializados em MMA. Para alguns fãs, a simples renovação dos jornalistas já seria suficiente para melhorar o sistema.
No entanto, para Dana White, a influência de critérios subjetivos pode gerar polêmicas e favorecer parcialidades. Por isso, ele vê a Inteligência Artificial como uma possível solução para tornar o processo mais justo e objetivo.