Islam Makhachev estaria aguardando esse detalhe acontecer para dar o próximo passo no UFC
Com a aguardada luta de unificação dos pesos pesados entre Jon Jones e Tom Aspinall ainda indefinida, outro grande confronto vem sendo especulado para um dos principais cards do ano.
Ilia Topuria, que anunciou recentemente sua mudança para a divisão dos leves (155 libras), tem mirado os principais nomes da categoria. No entanto, o duelo que todos querem ver é entre o ex-campeão dos penas e o atual campeão dos leves, Islam Makhachev.
Segundo Henry Cejudo, no entanto, esse confronto pode não acontecer tão cedo. Ele afirmou que Khabib Nurmagomedov, mentor de Makhachev, deverá vetar a luta, já que Topuria ainda não estreou oficialmente na nova divisão e precisaria de uma vitória no peso leve antes de encarar o campeão.
Próximo passo viria somente após o UFC 315
Ainda assim, um novo relatório indica que o próprio Makhachev também pode estar inclinando-se a recusar a luta com Topuria, pelo menos por agora, e que o russo só decidirá seu próximo passo após o UFC 315, marcado para 10 de maio em Montreal.
Desde sua finalização sobre Dustin Poirier no UFC 302, Makhachev tem deixado claro seu desejo de subir para os meio-médios em busca do segundo cinturão. Já enfrentou o campeão da categoria inferior, Alexander Volkanovski, duas vezes em 2023, vencendo ambas, e agora acredita estar pronto para um novo desafio.
A vitória de Belal Muhammad sobre Leon Edwards no UFC 304 o tornou campeão dos meio-médios, e ele era esperado para defender o título no UFC 310. No entanto, uma lesão o tirou do evento, adiando sua primeira defesa para o UFC 315, contra Jack Della Maddalena.
De acordo com o jornalista Alvaro Colmenero, Makhachev deve esperar o desfecho desse duelo antes de decidir se sobe para os 170 libras. Isso praticamente descarta sua participação na International Fight Week, devido ao pouco tempo para preparação.
“Fontes me disseram que Makhachev vai esperar até 10 de maio para ver o que acontece entre Muhammad e Della Maddalena antes de tomar uma decisão sobre seu futuro. Isso coloca em risco sua presença na International Fight Week”, informou Colmenero.
Qual luta pode ser a principal atração do UFC 317?
Rumores recentes apontam para um possível duelo entre Alexandre Pantoja e Kai Kara-France no UFC 317. No entanto, uma disputa pelo título dos moscas talvez não tenha o peso necessário para encabeçar um card tão grandioso quanto o da Semana Internacional da Luta.
Com os duelos entre Makhachev x Topuria e Jones x Aspinall fora de cogitação no momento, restam poucas opções com potencial para atrair os holofotes.
Uma alternativa seria marcar o aguardado confronto entre Dricus Du Plessis e Khamzat Chimaev pelo cinturão dos médios – um duelo que reúne rivalidade, expectativa e grande apelo comercial.
Caso isso não aconteça, o UFC pode acabar numa situação semelhante à do UFC 300, onde precisou montar a luta principal em cima da hora. A diferença é que, desta vez, Alex Pereira pode não estar disponível para salvar o evento.