Um evento de MMA em Sydney, na Austrália, teria sido suspenso pela polícia devido a um suposto plano de assassinato contra um ex-lutador do UFC.
Segundo o The Sydney Morning Herald, a polícia de New South Wales (NSW) cancelou o Dark Matter Fighting Championship, que seria realizado no sudoeste de Sydney. O motivo seria uma conspiração contra Suman Mokhtarian, ex-lutador peso-pena do UFC e atual treinador de MMA na Austrália.
Em comunicado ao promotor do evento, Andrew Delmas, as autoridades explicaram a decisão:
“Em 31 de março, a polícia de NSW notificou que não apoiaria a emissão de uma autorização para a realização do evento, pois concluiu que haveria um sério risco à segurança pública caso ele ocorresse.”
Pouco depois, a Autoridade de Esportes de Combate de NSW também negou a licença para a realização do evento.
Suman Mokhtarian já havia sofrido um atentado em fevereiro
Mokhtarian, que lutou no UFC entre 2018 e 2019, já havia sido alvo de uma tentativa de assassinato em fevereiro de 2024. Na ocasião, um homem disfarçado de entregador abriu fogo dentro da Australian Top Team, academia do ex-lutador em Wentworthville.
As investigações apontaram que o ataque teria ligação com disputas de gangues. O agressor foi preso e acusado de tentativa de homicídio, mas atualmente responde ao processo em liberdade sob fiança.
Apesar das suspeitas da polícia sobre uma nova conspiração, Mokhtarian afirmou ao 9News que não foi informado sobre qualquer ameaça.
“Se eu fosse realmente um alvo, por que não fui notificado? Por que não me chamaram para esclarecer? Eu simplesmente não sei de nada”, disse o ex-lutador.
Organizador do evento tenta reverter a decisão
O promotor do evento, Andrew Delmas, se mostrou surpreso com o cancelamento e garantiu que está trabalhando para viabilizar o campeonato.
“Estamos tentando encontrar uma solução, mas estamos a apenas duas semanas da pesagem. É uma situação muito difícil. Esses eventos já são extremamente complicados de organizar e levam meses de planejamento.”
Mokhtarian, por sua vez, garantiu que, se sua presença for um problema, ele está disposto a não comparecer ao evento para que ele possa acontecer conforme planejado.