Confirmado: um dos principais nomes do UFC é SUSPENSO por doping

Não é de hoje que o mundo dos esportes é surpreendido com atletas de diversas modalidades com problemas em relação ao doping, casos que levam a suspensão de grandes nomes. Esse é exatamente o caso de Azamat Murzakanov, um dos principais representantes da divisão dos meio-pesados do UFC, que ficará fora de ação no primeiro trimestre de 2025.

Na última segunda-feira (30), o Combat Sports Anti-Doping (CSAD), parceiro antidoping do UFC, anunciou que Murzakanov está cumprindo uma suspensão de seis meses após testar positivo para LGD-4033 em um teste realizado fora do período de competição, em 8 de outubro.

O que diz o comunicado sobre o atleta?

Segundo o comunicado do CSAD, o resultado positivo foi atribuído a um “suplemento alimentar supostamente contaminado” apresentado pelo lutador. O produto foi analisado e confirmou a presença de uma quantidade mínima de LGD-4033, que não constava no rótulo como ingrediente. Apesar disso, a suspensão foi aplicada porque o suplemento não havia sido “testado e certificado por terceiros”.

Este é o segundo caso de violação antidoping de Murzakanov desde que ingressou no UFC, o que dobrou sua suspensão de 90 para 180 dias. Em 2019, a USADA, então responsável pelo programa antidoping do UFC, aplicou uma suspensão de dois anos ao lutador por uma violação ocorrida em 2017, antes de sua estreia na organização. Murzakanov finalmente garantiu sua vaga no UFC ao participar do Contender Series em 2021 e, desde então, soma um recorde de 4-0, com três vitórias por paralisação.

A suspensão atual teve início em 1º de novembro, e o lutador invicto estará apto a retornar ao octógono a partir de 1º de maio de 2025.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.