Stipe Miocic não parece estar preocupado com as críticas em torno de sua luta contra Jon Jones no UFC 309, apesar de sua ausência de mais de três anos e da espera do campeão interino dos pesos-pesados, Tom Aspinall, nos bastidores.
Embora o combate com Jones tenha sido marcado há quase um ano, a lesão no peitoral de Jones acabou adiando o confronto. Miocic, ex-campeão da categoria, lembra aos críticos que ele não é o responsável pelas decisões de casamentos de luta. Mesmo desejando essa luta, ele reconhece que cabe ao UFC agendar os combates, o que está fora de seu controle.
“Não foi minha escolha”, afirmou Miocic ao site MMA Fighting. “É uma luta que eu queria, e o UFC me deu. Eles não precisavam, mas me deram essa chance.”
Enquanto Aspinall exibe um cartel de 8-1 no UFC com todas as vitórias por nocaute ou finalização, Miocic acredita que o histórico e o legado construídos em sua carreira o qualificam para esse combate. Para ele, a luta contra Jones tem um peso maior para o esporte.
“Eu acredito que há uma razão para isso estar acontecendo”, comentou Miocic. “Acho que muito mais pessoas querem ver essa luta do que um combate com Aspinall. [Tom Aspinall é] um cara durão. Ele bate forte, mas é essa a luta que o público quer ver.”
Em desvantagem pelo tempo de ausência?
Além do desafio de enfrentar Jones, Miocic lida com as especulações de que está em desvantagem, já que sua última luta foi em 2021, quando foi derrotado por Francis Ngannou. Na época, Miocic desejava uma trilogia contra Ngannou, mas o UFC não chegou a agendar o combate.
Com a saída de Ngannou, as atenções se voltaram para Jones, que manifestou interesse em enfrentar Miocic para solidificar seu status na história do esporte.
Miocic admite a dificuldade da tarefa após seu período de inatividade, mas garante que as críticas já não o afetam como antes. “Eu não ouço nada do lado de fora”, disse ele. “Eu costumava dar importância a isso no começo, mas agora simplesmente não me importo com o que as pessoas dizem.”
Outro ponto de interesse em torno do UFC 309 são os rumores de aposentadoria para ambos os lutadores após o combate. Jones já deu indícios de que esta poderia ser sua última luta. Miocic, por outro lado, evita o tema e mantém o foco no desafio contra Jones.
“Acho que sempre entro em cada luta como se fosse a última”, revelou Miocic. “Amo o que faço, e é divertido. Mas agora meu foco é Jon. Só penso nisso.”
Ainda assim, Miocic projeta a vitória e, para ele, seria uma excelente forma de encerrar sua trajetória, sendo o primeiro a derrotar Jon Jones de forma legítima.
“Quando eu vencer, vai ser incrível”, concluiu Miocic. “Com certeza, seria uma grande marca para encerrar minha carreira.”