Dana White confirma adversário para Dricus du Plessis e traz atualização sobre UFC África
Du Plessis, o primeiro campeão sul-africano do UFC, já falava sobre levar um evento da organização para o continente africano antes mesmo de conquistar o cinturão dos médios. A discussão ganhou força após sua vitória sobre Sean Strickland no UFC 297.
A expectativa atingiu o auge quando, antes da sua defesa de título contra Israel Adesanya no UFC 305, o CEO do UFC, Dana White, prometeu que, caso o campeão mantivesse seu título, o UFC realizaria um evento na África do Sul. Du Plessis fez sua parte, finalizando Adesanya no quarto round, mas o evento prometido pode não acontecer.
“Vocês sabem o quanto eu quero isso”, disse White aos repórteres após o último episódio do Contender Series. “Tenho tentado, mas a situação com as arenas lá é complicada. Organizar um evento é difícil. Esse é o desafio com a África como um todo. Estamos tentando resolver.”
White destacou que a única opção viável seria ao ar livre, mas expressou sua preocupação com os riscos envolvidos: “Você sabe o que penso sobre isso. Tenho tentado entender o clima, mas o vento é um problema sério. Fizemos eventos assim algumas vezes, mas qualquer coisa que possa afetar o resultado da luta me faz hesitar. E não é só o vento, mas chuva, insetos, umidade. Muitas coisas podem interferir na luta.”
White flerta com a ideia de um UFC na África há anos, especialmente durante a era dos “Três Reis Africanos”, quando Israel Adesanya, Francis Ngannou e Kamaru Usman eram campeões. No entanto, o evento nunca se concretizou, e agora du Plessis é o único campeão africano na organização.
Adversário para Dricus du Plessis
Embora o futuro do UFC África seja incerto, uma coisa é certa: o próximo oponente de du Plessis. Apesar do surgimento de novos nomes na divisão dos médios e da luta entre o ex-campeão Robert Whittaker e Khamzat Chimaev, agendada para o UFC 308, White confirmou que a revanche contra Strickland está garantida, independentemente de onde a luta aconteça.
“Sim, [Strickland ainda é o próximo]”, disse White.
Du Plessis e Strickland se enfrentaram pelo título no UFC 297, com o sul-africano vencendo por decisão dividida. Desde então, Strickland derrotou Paulo Costa, também por decisão dividida, mantendo sua posição no topo dos contendores dos médios.