5 grandes rivalidades que marcaram a história do UFC

O UFC já tem mais de 300 edições realizadas. Uma rica história só pode ser escrita com alguns fatos importantes e um deles são as grandes rivalidades. Vamos agora relembrar 5 embates que marcaram a história dos 30 anos da companhia. Entre elas, alguns brasileiros se destacam por seus confrontos marcantes realizados no octógono.

Royce Gracie x Ken Shamrock

Dois pioneiros do que hoje conhecemos como MMA, Royce Gracie e Ken Shamrock, participaram da primeira edição do UFC. Na época, quando a empresa promovia lutas com regras limitadas e sem divisão de categorias, a rivalidade entre o brasileiro e o norte-americano foi marcante. Eles se enfrentaram duas vezes, com Royce Gracie saindo vitorioso em ambas as ocasiões.

Conor McGregor x José Aldo

Em 2015, um jovem irlandês estava impressionando o mundo com suas atuações excepcionais e sua habilidade em gerar grande engajamento. Conor McGregor despontava como um potencial fenômeno da organização, e suas conquistas o levaram a enfrentar o então campeão linear dos pesos-penas (até 65,7 kg), José Aldo, no mesmo ano.

O confronto entrou para a história como um dos maiores anticlímax para a torcida brasileira. Após meses de provocações, Aldo foi nocauteado em apenas 13 segundos, encerrando seu reinado de forma dramática.

Jon Jones x Daniel Cormier

Jon Jones e Daniel Cormier, dois dos maiores representantes dos meio-pesados (até 93 kg) de todos os tempos, levaram a rivalidade muito a sério. Como ícones da categoria, eles se enfrentaram em duas ocasiões, e a disputa entre eles chegou a ganhar proporções ainda maiores com uma agressão fora do octógono.

No primeiro confronto, Jon Jones saiu vitorioso. No segundo, Jones também parecia ter vencido, mas a vitória foi posteriormente anulada e declarada como ‘no contest’ devido a uma falha em exame antidoping.

Anderson Silva x Chael Sonnen

Lenda do MMA brasileiro, Anderson Silva dominou a divisão dos médios (até 83,9 kg) do UFC de 2006 a 2013. Durante seu reinado, Chael Sonnen se destacou por uma abordagem inovadora na promoção de lutas.

Embora Sonnen não tenha a mesma qualidade técnica que o ‘Spider’, suas provocações levaram a duas lutas contra o então campeão. Apesar de ter chegado perto da vitória no primeiro confronto, Sonnen foi superado em ambas as ocasiões.

Conor McGregor x Khabib Nurmagomedov

Conor McGregor e Khabib Nurmagomedov, fenômenos de popularidade no MMA, protagonizaram uma das maiores rivalidades da história do UFC. Em 2018, as provocações que ultrapassaram os limites do esporte culminaram em uma disputa pelo cinturão dos leves (até 70,3 kg).

Na luta, o campeão russo, Khabib, saiu vitorioso, finalizando o irlandês no quarto round. Após a vitória, o ‘Águia’ gerou uma confusão generalizada ao saltar a grade de contenção e agredir Dillon Danis, membro da equipe de McGregor.

Até hoje, o evento entre Conor e Khabib mantém o recorde de maior audiência na história do UFC.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.